terça-feira, 7 de agosto de 2012

tarte de espinafres para festas

Esta é uma das tartes que costumo levar comigo sempre que vou a festas da família. As nossas festas são, geralmente, bastante informais, com muitas crianças e todos contribuímos com algum miminho saboroso!


8-10 fatias

1 alho francês
400 gr de folhas de espinafres cozidas e escorridas (podem-se usar espinafres congelados)
100 gr de cubos de bacon
1 base de massa quebrada para tartes de compra
4 ovos
1 pacote de natas light (opcional)
sal
azeite
2 colheres de sopa de queijo da ilha

Liga-se o forno a 180º para aqueça bem.
Depois de cortar o alho francês em rodelas finas, de o lavar e escorrer, coloca-se num tacho com um fundo de azeite. Leva-se ao lume e, quando amolecer, junta-se o bacon. Deixa-se estalar um pouquinho o bacon e acrescentam-se as folhas de espinafres. Envolvem-se bem os vegetais, tempera-se com sal, retiram-se do lume e deixam-se arrefecer. Numa taça funda, batem-se os ovos com as natas e uma pitada de sal. Os mais ousados podem usar uma pitada de pimenta nesta fase mas confesso que eu e  pimenta não somos grandes amigos, pelo que, raramente, farei qualquer referência a esta especiaria! Continuando, verte-se a mistura de vegetais para a taça e envolve-se bem.
Cobre-se o fundo de uma tarteira com a massa quebrada (eu prefiro aquelas que trazem papel vegetal evitando, assim, que tenha de se untar a forma!), verte-se a mistura para dentro da tarteira e polvilha-se com queijo da ilha. Pode-se utilizar outro tipo de queijo mas, pessoalmente, acho que, nesta tarte, um queijo de sabor mais intenso contrasta melhor com o resto dos ingredientes.
Coloca-se a tarteira no forno durante 40 minutos. Quando as bordas da massa e o queijo estiverem bem douradinhos, retira-se do forno e deixa-se arrefecer para desenformar. Espero que gostem!

Sem comentários:

Enviar um comentário